Bolsas de Estudo

13 maneiras de conseguir bolsas de estudo nas melhores universidades

Programas de incentivo à educação e algumas universidades brasileiras ofertam centenas de vagas para bolsas de estudo (parciais e integrais). O Catraca Livre selecionou 13 instituições e projetos que oferecem estas oportunidades.

Clique em cada um para verificar a data de início das inscrições e os requisitos para se candidatar:

bolsas

publicidade:

1. Quero Bolsa

O projeto oferta vagas para cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e cursos livres, presenciais e a distância. Para obter o desconto, o aluno não precisa comprovar renda ou ter feito a prova do Enem. No site também é possível consultar instituições e cursos por região. Em 2016 o site ofereceu 450 mil bolsas de estudo para mais de 56 mil cursos.

publicidade:





2. Fundação Estudar

O programa seleciona jovens de até 34 anos e oferece bolsa de estudos por mérito para cursarem as melhores universidades do Brasil e do mundo. Além disso, os estudantes recebem suporte para seu desenvolvimento pessoal e de carreira. O processo de seleção é composto por sete etapas, consecutivas e eliminatórias.

3. Belas Artes

Dentro da política de descontos do centro universitário é oferecido o programa Pro.BA. O candidato precisa se inscrever no vestibular tradicional e depois ativar o interesse de concorrer à uma das bolsas. As inscrições seguem até o dia 13 de novembro e a entrega da documentação se encerra no dia 25 deste mês.  O edital detalha todos os requisitos necessários.

4. Educafro

A ONG luta pela inclusão de negros e pessoas de baixa renda, oriundas de escolas públicas, no ensino superior. Oferecem cursinhos comunitários e bolsas de estudo para graduação e pós-graduação em parcerias nacionais e internacionais com instituições de ensino conceituadas em diversos cursos. As bolsas de estudo são de até 100% e o percentual é fixo, da matrícula ao final do curso.

5. Educa Mais Brasil

O programa disponibiliza milhares de bolsas de estudo de até 70% de desconto em todo o país. As bolsas são para cursos de graduação, pós-graduação, educação básica, cursos técnicos, profissionalizantes, idiomas, entre outros. As vagas são destinadas aos interessados que não possuem condições financeiras para pagar 100% da mensalidade e requer comprovação de renda.

6. FGV

A Fundação Getúlio Vargas concede bolsas de estudo em suas unidades no Rio Janeiro de São Paulo para os seguintes cursos: Administração, Administração de Empresas, Administração Pública, Direito, Economia, Ciências Sociais e Matemática Aplicada. Os requisitos para concorrer é específico para cada curso e as bolsas podem ser por mérito ou demanda social.

7. UNIP

Por meio do vestibular tradicional ou prova agendada, a Universidade Paulista oferece descontos de até 100% distribuídos de acordo com o desempenho e potencial apresentado pelo candidato. Os processos seletivos para concorrer às bolsas do 1º semestre de 2017 já têm datas marcadas. Confira os editais.

8. ProUni

As bolsas do Programa Universidade para Todos, do MEC, é conferida aos estudantes de baixa renda que prestaram alguma edição do Enem (com pelo menos 450 pontos na média das notas). As bolsas podem ser integrais ou parciais (50% da mensalidade) em instituições privadas de ensino superior. O processo abre semestralmente.

9. Cásper Líbero

A Faculdade Cásper Líbero, focada na área de comunicação social, oferece bolsas de estudo por avaliação socioeconômica e por mérito. Neste último, candidatos classificados em 1º lugar no vestibular recebem bolsas de 70% em cima do valor da mensalidade. Os 2º e 3º lugares recebem 20% de desconto.

10. Metodista

A Universidade Metodista de São Paulo oferece bolsas de estudo para alunos dos cursos de graduação e graduação tecnológica. O candidato interessado poderá utilizar o Enem e observar as instruções para a inscrição em edital publicado no site. A instituição também é parceira do Quero Bolsa, projeto já citado.

11. PUC

A Pontifícia Universidade Católica, através de editais públicos, oferece semestralmente bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes com poucas condições financeiras. Também há bolsas por mérito ao 1º classificado no vestibular unificado de verão em cada campus. Outra opção é candidatar às bolsas da PUC pelo ProUni.

12. PraValer

O programa de crédito universitário privado oferece o financiamento do valor a ser pago em caso de o estudante ter bolsa parcial. Neste linké possível comparar o valor das mensalidades, bolsa de estudo e financiamento estudantil em faculdades de todo o Brasil.

13. Uninove

Por meio do Programa de Inclusão Universitária (PRIUNI), a universidade vai oferecer 20 mil bolsas de estudo para 2017. O projeto concede até 80% de desconto nas mensalidades de todos os cursos participantes do programa. As inscrições vão até o dia 11 de novembro para a prova do dia 12 ou 18 de novembro para a prova do dia 19. Saiba mais aqui.

publicidade:

publicidade:
Share this Story
Load More Related Articles

Check Also

Inscrições Abertas: Ciee oferece 53 cursos gratuitos

Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) está com inscrições ...